Reclamações #1

28 Jan
Crédito da Imagem: greatgroup

Crédito da Imagem: greatgroup

Muitas pessoas tem a mania de sair por aí falando que a Alemanha não é um bom País para se morar, que é muito isto, muito aqui. Aí eu te pergunto: O que você ainda está fazendo aqui? Volta para o teu pais pessoa “reclamona”.

Tenho certeza que ninguém colocou uma arma na tua cabeça para que você viesse morar aqui. E sendo muito maldosa no comentário, arrisco a dizer que veio achando que a vida aqui seria mais fácil, mais glamourosa e outras mordomias a mais. To errada? (tomara que sim.)

Bem então vamos lá,

Reclamação 1 – A Alemanha tem sim muita burocracia, mas não só para o estrangeiro, mas também para o Alemão.

Diferença: São muitos papeis que regem nossa vida aqui, eles são muito organizados e as coisas se resolvem. Após assinar todos os papéis, você sempre recebe um retorno (positivo ou negativo) daquilo que requereu.

Reclamação 2 – A Alemanha é muito frio, bem aí me perdoe mais uma vez, mas é ignorância tua né. Não teve aulas de geografia não? Aprendemos que a Europa é um país frio no inverno e que neva. Quando fez as tuas malinhas, você já imaginava que aqui era frio. E não é nosso frio de 18 graus, que uma jaquetinha fashion resolve. É um frio que chega aos menos 2 dígitos e que você precisa colocar mais roupa que o seu próprio guarda roupas.

Diferença: aqui as quatro estações do ano são muito bem definidas, o frio é gradativo, você tem um tempinho razoável para ir se adaptando ao frio. E sem contar que é um prazer a mais para a mulherada, poder caprichar no visual no inverno, aqui nós podemos usar e abusar de botas, xales e outros acessórios que pelo menos muitos brasileiros gostariam de usar, mas no calor do Brasil nem para fantasia de carnaval. (muito pior com o calor que é no carnaval…) A única verdade aqui é que o inverno nos deixa naturalmente mais lento.

E outra você pode sempre consultar a previsão do tempo. Vai chover, nevar, fazer sol? Tem muito vento, quantos graus? Um bom site é o http://www.wetter.com/. ( a previsão aqui é muito boa)

Reclamação 3 – Os Alemães são frios e fechados. Difíceis para se fazer amizade.

Lenda: Isto é uma lenda Ninguém tem obrigação de sair abraçando e sorrindo pra todo mundo que ainda não tem afinidade nenhuma. Agora eles têm educação suficiente para respeitar o espaço destas pessoas que ainda são desconhecidas. E outra coisa, você que é novo aqui no pais deles, eles já estavam aqui. Somos nós que temos que nos adaptar a vida deles, e não eles a nossa.

As pessoas são honestas, leais e amigas, lógico que você tem que mostrar estar interessado neles, na cultura deles e principalmente no idioma deles (ja falei sobre isto aqui). Eles têm a maior boa vontade em ajudar, em ser úteis. Se você não consegue fazer amizade aqui, tá na hora se refletir o que você tem feito de errado aqui.

Reclamação 4 – Não se tem o que fazer no Inverno.

Como é que é???? Lógico que tem, no inverno tem bastantes atividades, é lógico que sair para ir ao parque, fazer “picnic” embaixo a uma arvore não dá. Mas para isto temos o verão. Mas dependendo da região em que você mora você ir a Museu, Castelos, Estação de águas, Esquiar, Cinemas, restaurantes, Shows, Vá patinar no gelo, entre outras coisas.

Existem outras reclamações, mas eu dividi o tema em 3 posts para não ficar muito grande.

 

 

 

 

 

Anúncios

8 Respostas to “Reclamações #1”

  1. Blog do Óbvio - Manoel 31 de Janeiro de 2014 às 23:56 #

    Lola, eu acho super correta a sua abordagem. Em todos os lugares do mundo existem pessoas boas e pessoas ruins, lugares bons e lugares ruins e a gente chega a qualquer lugar e se adapta. Se não se adapta muda de opção e pronto. Deus que me perdoe, mas eu acho muita frescura ficar reclamando. Um desabafo ou outro a gente tolera porque geralmente é um caso “falha nossa” e pode ser corrigido, mas do contrário é pura frescura. O post da amiga do coração esclarece bem tudo isso e o correto é fazer como ela que foi bem recebida no país e só tem a retribuir, certo???
    Um beijo carinhoso no joelho que vai ganhar na Lotto e comprar uma casa na Alemanha para mim e outra para a Paulinha, kkk!
    Outro beijo,
    Manô

    • Lola Maria 3 de Fevereiro de 2014 às 11:53 #

      Oba se ganhar na Lotto pelo menos o bilhete aéreo ta garantido, assim posso conhecer vocês pessoalmente.
      Mas eu entendo como um abuso, uma pessoa que está em um pais por livre e espontânea vontade, sair fazendo reclamações a torto e a direito. Se a pessoa não está feliz, faz as malas e volta para onde ela se sente feliz.
      Amigo, mas acho que cultura é algo que nasce com a pessoa, poucas são as que apendem.
      Um beijo grande, e dedos cruzados para acertar as dezenas da Lotto.

  2. marielfernandes 31 de Janeiro de 2014 às 14:32 #

    Alemanha é cheia de coisas alemãs. E se alguém vai pra aí esperando uma realidade não germânica, aprenda a dizer socorro em alemão.

    • Lola Maria 3 de Fevereiro de 2014 às 11:47 #

      Menino,
      é isto mesmo. As pessoas tem uma idéia errada da vida, quando esperam outra coisa. Adorei
      Bjãozão

  3. Paula Oliveira 31 de Janeiro de 2014 às 13:33 #

    Adorei o post, Lolita e quebrou vários preconceitos que eu tinha da Alemanha. Na verdade ficou uma curiosidade: como vc foi parar aí?
    Beijoooo

    • Lola Maria 3 de Fevereiro de 2014 às 11:46 #

      Pulinha,
      Primeiro vim para “turistar”, depois eu vim para estudar. Mas agora eu estou para convalescer. risos.
      Beijãoooo

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: